10 principais linguagens de programação que existem

Sendo assim, ela opera em um paradigma imperativo, pois é focada em mudar os estados de uma variável em um sistema com base nas instruções (ordens) que damos ao computador. Nascemos para ser a sua fonte descomplicada  de informações e aprendizado em programação e desenvolvimento. Em 2002, a linguagem passava a fazer parte da plataforma .NET da Microsoft, passando a ser chamada comumente https://misturebas.com.br/2024/04/29/conheca-poder-inteligencia-artificial/ de VB .NET. Para a empresa, tornar o VB um novo integrante da plataforma .NET foi uma forma eficaz de unir a produtividade oferecida pela linguagem aos poderosos recursos oferecidos pelo framework. Desse modo, a linguagem se mantinha com o nome PHP, devido à popularidade já conquistada, mas o significado da sigla passava a ser PHP Hypertext Preprocessor, um acrônimo recursivo.

Guia do HTML e CSS

  • Além de funcionar em quase todos os tipos de sistemas, ele não exige tanto de performance quanto outras linguagens.
  • Embora a lógica de programação não seja dependente de linguagem, escolher uma linguagem para praticar pode ser útil.
  • Ela é utilizada de forma a instruir o programa de computador, site de internet, aplicativo de celular e até os modelos mais modernos de TVs.
  • É interessante entender que o VueJS foi projetado para ser integrado de forma incremental.
  • O sucesso da linguagem C# é muito relacionado a sua constante evolução, mas também pelo leque de recursos que a tecnologia oferece, aumentando a produtividade no processo de desenvolvimento.
  • O Python pode ser utilizado em diferentes áreas, como processamento de dados ou desenvolvimento de jogos e sites.

Mas esse universo é bem mais vasto, a exemplo da imagem apresentada a seguir e retirada do vídeo “Sua Linguagem NÃO É Especial! Linguagem de programação é para muitos na área de tecnologia uma paixão, fonte de longos debates. Respeitando esse aspecto, mas buscando critérios mais claros e objetivos é possível facilitar a escolha da linguagem a ser utilizada. O tema apresenta como times de desenvolvimento podem atuar para fazer avaliações, comparações e decisões que envolvem (além da paixão) questões técnicas e a arquitetura definida.

linguagens de programação

Junte-se a mais de 600,000 profissionais de marketing!

linguagens de programação

Existem algumas linguagens de programação que não necessitam de compiladores, como o PHP, uma linguagem dedicada à produção de websites dinâmicos, como o InfoEscola. Já as linguagens de alto nível são mais fáceis de se trabalhar e de entender, as ações são representadas por palavras de ordem (exemplo faça, imprima, etc) geralmente em inglês, foram feitos assim para facilitar a memorização e a lógica. Elas não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo necessário traduzí-las para linguagem binária utilizando-se de um programa chamado compilador.

  • Se a preferência for não se preocupar com isso na declaração, certamente haverá que haver uma preocupação explicitada na lógica de validação dos dados.
  • Quer você seja um desenvolvedor iniciante ou experiente, a escolha de uma linguagem de programação irá condicionar sua visão de desenvolvimento do projeto.
  • Uma pesquisa realizada em 2018, pela Universidade de Harvard, mostrou que até 2025 haverá cerca de 1,4 milhões de vagas de emprego na área da tecnologia, mas apenas 400 mil pessoas serão capazes de programar.
  • Porém, é interessante conhecer um breve panorama dos primeiros passos da humanidade no contato com a tecnologia para entender seu propósito.
  • Paciência é uma qualidade que pode ser desenvolvida já durante a graduação para contribuir com uma formação completa e, consequentemente, o sucesso profissional.

Bibliografia[editar editar código-fonte]

Python é versátil e amplamente utilizado em automações devido à sua simplicidade, vasta biblioteca padrão e capacidade de integrar-se facilmente a outras ferramentas e sistemas. PowerShell é comumente usado em ambientes Windows para automação de tarefas administrativas. VBA é amplamente utilizado em automação do Microsoft Office e outros aplicativos da Microsoft. Aqueles que já utilizam ferramentas de IA relatam uma série de benefícios, com destaque para aprimoramento na escrita de código, seguido de depuração e suporte, documentação de código e aprendizado sobre uma base de código existente. Esses insights destacam o papel cada vez mais significativo da IA no desenvolvimento de software e sua influência positiva na eficiência e na qualidade do trabalho dos desenvolvedores. Os dados revelam que 70% de todos os entrevistados estão atualmente utilizando ou planejam utilizar ferramentas de IA em seus processos de desenvolvimento ao longo de 2023.

Desenvolver depende do negócio, dos aspectos técnicos de cada linguagem e da relação com o futuro. Afinal, atualizações de linguagem, legados de códigos e a entrada de novas pessoas nos times, não só influenciam processos, como cada vez mais, importam para essas escolhas. Mesmo sendo uma linguagem de programação Conheça o poder da Inteligência Artificial na ciência de dados considerada antiga, o C é visto como vantajoso por facilitar a portabilidade de aplicações entre dispositivos. Além da portabilidade, programas desenvolvidos em Java se adaptam mais facilmente conforme o crescimento de uso, e os códigos criados em uma versão antiga continuam a ser reconhecidos em versões atuais.

  • Já as linguagens de alto nível são mais fáceis de se trabalhar e de entender, as ações são representadas por palavras de ordem (exemplo faça, imprima, etc) geralmente em inglês, foram feitos assim para facilitar a memorização e a lógica.
  • Muitos desenvolvedores(as) tendem a escolher linguagens de tipagens fracas e dinâmicas acreditando que isso torna mais fácil a programação, porém isso pode ser algo relativo.
  • Aprender os conceitos básicos de lógica de programação leva entre dois e seis meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *